Mário Ferreira dos Santos – Quem foi este filósofo? – Prof. Dr. Pe. Stanislavs Ladusãns

Stanislavs Ladusãns
Declaração Prof. Dr. Pe.Stanislavs Ladusãns S.I. (18-12-1968)

“MÁRIO FERREIRA DOS SANTOS” Quem foi este filósofo?

“Estou realizando uma pesquisa científica sobre a situação atual do pensamento filosófico brasileiro, a fim de constatar, com objetividade, em que ponto se encontra a Filosofia hoje no Brasil, como ela se desenvolve, que metas está visando e que objetivos deve atingir. Durante esta pesquisa científica, ainda em curso, descobri um Pensador de extraordinário valor – Dr. Mário Ferreira dos Santos, nascido no dia 3 de janeiro de 1907 e falecido no dia 11 de abril de 1968. A descoberta deste filósofo solitário, dedicado a uma intensa atividade de pensamento e produção literária, surpreendeu-me não pouco e proporcionou-me a grata oportunidade de entrar em freqüentes contatos pessoais com ele, homem que ainda não foi descoberto no Brasil”.

  Sobre Prof. Dr. Pe.Stanislavs Ladusãns: Nasceu a 22 de agosto de 1912 na cidade de Rudzeisi, na Letônia. Seguiu a carreira sacerdotal, tendo cursado filosofia e teologia na Universidade Católica de Riga e, posteriormente, na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde se doutorou em filosofia.

Foi mandado ao Brasil pela Ordem dos Jesuítas, a que pertencia, tornando-se professor na Faculdade de Nossa Senhora Medianeira, pertencente àquela ordem religiosa.

Fundou o Centro de Pesquisas Filosóficas – COPEFIL, que funcionou em São Paulo em fins da década de setenta e começos da seguinte, transferindo-se para o Rio de Janeiro, nas instalações da Ordem junto à PUC.

Idealizou uma série de depoimentos de autores nacionais , reunindo-os no livro Rumos da filosofia atual no Brasil. Fundou a Sociedade Brasileira de Filósofos Católicos e a Revista Presença Filosófica. Pertenceu ao Instituto Brasileiro de Filosofia. e à Academia Brasileira de Filosofia. Faleceu a 25 de julho de 1993, aos 80 anos de idade.

*Prof. Dr. Pe.Stanislavs Ladusãns, Bibliografia:

Rumos da filosofia atual no Brasil; em auto-retratos.  São Paulo : Loyola, 1976, v. 1. il.

Pensamento parcial e total. São Paulo: Loyola, 1977  294 p. (Investigações filosóficas de atualidade, 1).

Criatividade Filosófico-Cristã hoje.  Rio de Janeiro : Presença, 1982. 27 p. (Coleção tema atual, 50).

Gnosiologia Pluridimensional; fundamentos fenomenológico-críticos do conhecimento da verdade. 2. Ed.  Rio de Janeiro : Presença, 1982.  59 p. (Coleção tema atual, 51-52).

Originalidade Cristã da Filosofia.  Rio de Janeiro : Presença, 1984  24 p. (Coleção tema atual, 72).

A Análise Social Filosófico-Cristão. Rio de Janeiro : Presença, 1988. 421 p. (Investigações filosóficas da atualidade, 2).

 Estudos sobre o autor Prof. Dr. Pe.Stanislavs Ladusãns: […]

CAMPOS, Fernando Arruda.  In Memoriam : Stanislavs Ladusãns S. J.  Revista Brasileira de Filosofia, São Paulo,  v. 41,  n. 174,  p. 137-138,  abr./jun. 1994.

JAIME, Jorge. Pe. Stanislavs Ladusãns, uma vida dedicada à filosofia.Veritas, Porto Alegre, v. 39,  n. 156,  p. 613-619,  dez. 1994.

NEVES, Flávio.  Prof. dr. Stanislavs S. J, O pensamento parcial e total.  São Paulo : Edições Loyol, 1977.  294 p.  Kriterion, Belo Horizonte, n. 71, p. 226-241, jan./dez. 1978.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s