Mário Ferreira dos Santos – A Dignidade do Filósofo.

socplatarist
Imagem: Filósofos Gregos: Sócrates, Platão e Aristóteles, A Dignidade do Filosofo.

Mário Ferreira dos Santos,  Fragmento Retirado do livro: Lógica e Dialética, Enciclopédia de Ciências Filosofias e Sociais. POSTAGEM LINK

A filosofia é um saber amplo, sistemático ou não, construtivo ou não, que abarca a totalidade do conhecimento para transcendê-lo numa visão geral. Não é tal enunciado uma definição porque ante tantas definições, e tão díspares, melhor é não definir a filosofia, que é activa, que é dinâmica, pois seria prendê-la, desse modo, à estreiteza de um arcabouço sempre limitado.

Como é ela hoje conjunto de uma multiplicidade de disciplinas, cujos objectos cada vez se distinguem mais, a filosofia forma um corpo geral que pode ter o aspecto transcendente ou não, para uns ou para outros, mas que, pelo menos, transcende os objectos particulares das diversas disciplinas, para ter, como objecto, o que consideramos a totalidade, e poder dominá-lo numa visão de conjunto.

Todas as ciências particulares são imanentes ao seu objecto, nunca o transcendem, e quando o fazem, realizam filosofia. Se afirmam a incognoscibilidade do ser ou não; se afirmam a conveniência de buscá-lo ou não, sempre filosofam.

A Filosofia é, assim, um querer saber, que é activo, dinâmico portanto, um saber último inalcançável porque estabelece um ideal: a verdade, a meta que deseja atingir. Não importa que esse ideal seja como todos os ideais: inatingível.

Podem desesperar os filósofos e construir filosofias de desespero, mas tal não impedirá que ela prossiga em sua marcha, confiante no inesperado, no imprevisto, que poderá modificar toda a feição dos factos.

Nisso consiste, nessa luta sem desfalecimentos, toda a dignidade do filósofo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s