Importante: Convite a Interessados.

Il Guercino, Atlante che sostiene il globo celeste, 1646 - Cópia
Il Guercino, Atlante che sostiene il globo celeste, 1646.

Ilustre amigo do Professor Mário Ferreira dos Santos: “Ao longo de todos estes anos, após a ausência do nosso professor dentre nós, formou-se a consciência de que havíamos convivido com um extraordinário mestre e amigo, cuja memória e obra filosófica não se podem perder e que incumbe a nós resgatar.

Num tempo em que os estudos escolares não se preocupam com a filosofia humanista, em qualquer nível; num século que passou envolto em lutas ideológicas de cunho nitidamente materialista; no momento em que a cultura eminente centra-se no efêmero, no superficial, no emotivo, no consumível; no instante em que o homem parece, mais do que em outros tempos, buscar desesperadamente suporte para suas angústias, dúvidas e incertezas, desorientado por tantos sinais contrários, é tempo de resgatarmos as figuras modelares, sobretudo daqueles que moldaram e fecundaram as mentes de tantos discípulos, lançando-lhes sementes de verdade, autenticidade intelectual, certeza e maturidade filosófica.

Despontam hoje fortes exigências apontando para este empenho reabilitador da imensa obra filosófica pedagógica e cultural de Mário Ferreira dos Santos, já iniciada com a edição de “Pitágoras e o Tema do Número”, “O Evangelho de São João”, e outros a vir à luz.

Urgem os tempos! Entendemos que a reedição de seus principais livros e a edição dos inéditos será obra de tantos anos que muitos não sobreviverão à tarefa.

Tempus fugit! Se desejamos nos firmar neste anseio e propósito, urge que nos associemos em torno à idéia comum e busquemos medidas e instrumentos para abrir ao grande público o inestimável tesouro da Filosofia Concreta de Mário Ferreira dos Santos, com toda sua alargada abrangência às matérias correlatas.

Houvesse uma só Editora, com esse hercúleo propósito, passaríamos décadas esperando, mas se nos empenharmos em editar várias obras em tantas outras editoras, a floração dos livros do mestre seria mais abundante.

A idéia central é, pois, fundar uma “Associação de Amigos Mário Ferreira dos Santos” (ou o que melhor for sugerido) para orientar, suportar e dar continuidade aos trabalhos preparatórios de revisão e atualização dos livros publicados e os inéditos, visando, em curto tempo, editá-los ao grande público que ainda aguarda sua obra.

Saudamos aos amigos, conhecidos ou não ainda, mas formando desde já a grande família de discípulos e amigos do ilustre Prof. Mário Ferreira dos Santos, solicitando que se manifestem e opinem conforme documento.

Yolanda Lhulier dos Santos; Nadiedja dos Santos Galvão; Carlos Aurélio Mota de Souza.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s